09 / 09 / 09
.
CAPICUAS ... o que são?
.
Capicua (origem catalã) ou número palíndromo é um número (ou conjunto de números) que lido da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita é idêntico. Também é utilizado o termo palíndromo para designar as capicuas. O mesmo pode ser dito em relação a datas e horas.
.
Os orgulhosos filólogos catalães asseguram e reinvidicam que a palavra "Capicua" nasceu em Barcelona, no final do século XIX.
.
Qual a importância das capicuas ou palíndromos? Depende da perspectiva. Por exemplo, para um coleccionador de bilhetes de eléctrico, comboio ou cinema, os bilhetes numerados são importantes já que podem ter números especiais e interessantes, há quem afirme que encontrar um bilhete com uma capicua dá sorte. Dará?
-
Uma coisa é certa – a probabilidade de encontrar um número capicua num bilhete numerado diminui à medida que o número de algarismos aumenta.


:::

8 comentários:

AnaMar (pseudónimo) disse...

Super interessante!
Vou o que tenho na minha "tralha", lol:-D
Terei todo o gosto em te enviar.

Bj

gabrielle disse...

eu não tenho "capicuas" (acho) nem sou coleccionadora mas considero-me uma sortuda por te ter como amigo ;)

beijinhos & enjoy your new "blog"

Anónimo disse...

Estou aqui procurando capicuas para te dar...
Eita, que voce é mesmo muito especial.
Cada vez me surpreendo mais.
Me aguarde!

disse...

Vc é um cara estranho.

Tô com medo!






AHAHHAHAHAHHHHAAHAHAHA
Vc é mais aficcionado por capicuias ou por blogues? :)

bj.

disse...

corrigindo antes que o Jota me corrija:

Capicuas e não capicuias!!

Cris (V/N) disse...

Jota, me parece un blog divertido e interesante, curioso y que se hace ameno. Aquí una catalana, de Barcelona, te diré que "capicua" vendría a ser " cap i cua" .... traducido "cabeza y cola" .... le da el sentido a todo lo que cuentas de estos números, o letras.... Me ha encantado conocer este sitio, disculpa que no sepa hablar portugués, y supongo que "google translator" diría que:

"Jota, eu acho que um blog divertido e interessante, engraçado e divertido é feito. Aqui um catalão de Barcelona, vou dizer que capicua seria "cap i cua ".... traduzida como "cabeça e cauda" .... dá sentido a tudo que representa para estes números, ou letras .... Fiquei encantado ao visitar este site, desculpe não sabem falar Português, e eu suponho que "google translator" diria que: "


MOITO OBRIGADA por tu visita a mi blog :) Parabéns!!

Å®t Øf £övë disse...

Jota,
Desejo-te muitas capicuas para 2010!!!
Abraço.

SolBarreto disse...

Adorei isso!
Nao sabia nada sobre isso...vivendo e aprendendo...gostei!